De há uns tempos para cá, a estética, já não pode dispensar o uso de equipamentos e aparelhos para realizar tratamentos nos gabinetes de estética e institutos de beleza.
A evolução a este nível tem sido enorme e as novas tecnologias têm vindo a “invadir” os espaços de estética, estabelecendo novos métodos de tratamento e caminhando cada vez mais para a obtenção de resultados excelentes em questões que preocupam, tanto os homens como as mulheres do nosso tempo.
Para além do uso de produtos cosméticos, estes também em constante desenvolvimento, hoje estão disponíveis equipamentos que trabalham a remodelação corporal, para combater a gordura instalada, para tratar a celulite, para alisar a pele ou para a tornar mais uniforme, para facilitar a recuperação após intervenções de cirurgia plástica…
Existem equipamentos que conjugam laser de baixa potência (foto lipólise) e radiofrequência monopolar capacitiva (radio lipólise), sendo capazes de estimular a cadeia enzimática fisiológica do metabolismo das gorduras. Outros equipamentos, que fazendo uso da luz pulsada, são eficazes no tratamento de lesões inestéticas benignas, desde telangiectasias até manchas provocadas pelo sol ou pela idade, tratando igualmente hirsutismo e eliminando o pelo não desejado (a vantagem da luz pulsada em relação ao laser é que consegue obter resultados mesmo em peles muito escuras). E existem ainda equipamentos que combinam técnicas de crioliporedução com ondas acústicas para combater gordura e celulite.
Importa salientar que, à medida que estes equipamentos vão evoluindo, há factores de desconforto que vão sendo eliminados: